Consumo de Água – MARB – 07 Abril, 2022

Home/Imprensa 2022, Imprensa Home/Consumo de Água – MARB – 07 Abril, 2022

Consumo de Água – MARB – 07 Abril, 2022

O consumo de água doce tem aumentado significativamente nos últimos anos em todo o mundo, fundamentalmente devido ao aumento da população e ao aumento da atividade industrial e económica, por oposição a uma escassez tendencial de disponibilidade deste recurso devido ao processo de alterações climáticas, tornando-se cada vez mais um recurso mais escasso, que importa preservar e valorizar.

A MARB tem vindo, desta forma, a procurar otimizar o consumo de água e a sensibilizar todos os intervenientes para a necessidade de otimizar o consumo deste recurso natural essencial.

A quantidade total de água consumida devido à atividade direta do MARB (sem operadores) decresceu 17% relativamente aos valores de 2020. Esta variação positiva foi possível devido à implementação de medidas de controlo e monitorização permanente dos consumos. Em 2021, pudemos constatar que o consumo pelos operadores – os quais consomem água através da rede que a MARB fornece – acompanhou a diminuição verificada no consumo total de água nas instalações do MARB.

Tão importante como perceber a evolução dos consumos, é perceber a eficiência no uso do recurso hídrico para se poder atuar (ou não) na sua melhoria. No caso da MARB, a empresa aumentou os níveis de eficiência, face a 2020. Em 2021, gastou-se menos 0,49m3/ milhares de euros por volume de negócios.

Neste campo, o objetivo centra-se continuar a redução do impacto neste recurso, através da redução de consumos, da adoção de políticas abertas e cooperantes com operadores e prestadores de serviços, através de uma gestão eficaz dos espaços verdes, que passa também pela escolha de espécies vegetais mais bem adaptadas climaticamente, endémicas e autóctones, menos exigentes em água, por forma a reduzir as necessidades de rega.

2022-04-11T16:19:20+00:00 Abril 7th, 2022|