“RAINHA DO CALDO VERDE”: Da ribeira para o MARL

Home/Imprensa, Imprensa 2019, Inicio/“RAINHA DO CALDO VERDE”: Da ribeira para o MARL

“RAINHA DO CALDO VERDE”: Da ribeira para o MARL

|Dinheiro Vivo| Começou por ser a “Rainha do Caldo Verde”, mas a empresa de Rui Tomé vai hoje muito além disso. Está a crescer e aumentar as exportações está em cima da mesa.

Há 60 anos, o Mercado da Ribeira tornou-se o ponto de partida para uma empresa que começou como a Rainha do Caldo Verde e hoje é uma referência numa enorme variedade de produtos. Porém, mantém-se fiel às origens, ainda que no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) tenha crescido e queira continuar a fazê-lo, inclusivamente além-fronteiras.

Tudo começou com os avós de Rui Tomé, o sócio-gerente que levou a Rainha do Caldo Verde a outro nível. Os pais sucederam aos avós e ao terminar o 12.º ano, Rui Tomé, agora com 43 anos, optou por seguir o negócio de família, onde também já trabalha um dos seus filhos. Ao todo são 42 pessoas empregadas na Rainha do Caldo Verde.

“Quando fui para a praça, comecei a fazer umas distribuições, a levar a uns restaurantes, a umas escolas, comecei a fornecer também umas frutas. Depois, quando vim para o MARL, é que comecei a expandir mais e a pôr mais produtos”, recordou.

Os pais sentem orgulho em como conseguiu fazer crescer a empresa: ao chegar ao MARL tinha uma box; hoje ocupa um espaço de 1500 metros quadrados. “Vendemos para hotéis, escolas, restauração, supermercados… Para todo o lado. Vendemos mais em Portugal, mas também exportamos alguma coisa. 10% no máximo”, salientou, acrescentando que apostar mais na exportação será algo a pensar, numa altura em que o negócio cresce entre 20% e 30% ao ano.

“Queremos crescer a nível nacional, que é onde somos mais fortes. Para já ainda não [nos focamos tanto na exportação], mas temos de pensar. É o futuro”.

E o futuro passa também por novos produtos, além dos muitos hortícolas e frutas que tem para fornecer aos seus clientes: “Também temos a parte das sopas e agora temos as máquinas para começar a fazer as novas saladas. Por isso é que ainda estamos a apostar mais no mercado nacional, mais tarde sim, pensamos na exportação”.

E ter uma grande variedade de produtos é, para Rui Tomé, um fator que diferencia a empresa, pois o cliente pode encontrar de tudo.

O sócio-gerente explicou que compra a vários produtores, desde Portugal e Espanha, mas também a outros países como a Holanda e até China: “Não conseguimos ter o produto nacional todo o ano, desde a cereja, morangos… Trabalhamos com muitos produtores. De Portugal, [os produtos] vêm do sul ao norte do país”.

Apesar da aposta noutros produtos, Rui Tomé optou por manter a imagem da família com o nome Rainha do Caldo Verde e continua a fazer a transformação da couve e a vendê-la.

Contudo, o MARL deu outras condições para a empresa crescer. Estar na SIMAB “faz diferença no negócio”, como, por exemplo, na divulgação que a empresa recebe, sublinhou Rui Tomé.

Conversas com… Grupo SIMAB/TSF/Dinheiro Vivo

https://www.dinheirovivo.pt/iniciativas/do-mercado-da-ribeira-para-os-1500-metros-quadrados-no-marl/?fbclid=IwAR2ExXN2b5QxDv6aRfRTO48UNFKotpu65IltfYQ7hCfNUWOpf8Uj3VXYtQI

(O espaço “Conversas com… Grupo SIMAB”, entre as 8h00 e 9h00 de segundas e quartas-feiras na Rádio TSF e ao sábado no jornal económico “Dinheiro Vivo”, é patrocinado pelo Grupo SIMAB).

2019-11-07T15:26:31+00:00 Outubro 9th, 2019|

About the Author: