Sensibilização para o consumo de fruta e legumes: Programa 5 ao Dia com desempenho promissor

Prémio internacional no México, pela “Alianza Internacional de Associaciones Y Movimentos 5 al Día” (AIAM5), considerando-o o segundo melhor em todo o mundo; aumento de 10 por cento no número de participantes, que soma, assim, 12 021 crianças; alargamento do número de associados, designadamente com a entrada de uma grande empresa de comercialização de fruta; crescente acolhimento nos media e participação em eventos.

Esta é uma síntese promissora do desempenho da Associação 5 ao Dia, que gere o programa homólogo, evidenciada durante a assembleia geral agora realizada para aprovação de contas relativas ao ano passado.

O Programa 5 ao Dia – refira-se – pretende sensibilizar para uma alimentação saudável que previna doenças crónicas associadas a maus hábitos alimentares, designadamente através do consumo de pelo menos 5 porções diárias de fruta ou hortícolas. O seu público-alvo é, prioritariamente, a população escolar do 1.º e 2.º ciclos, crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, pais e professores, desenvolvendo-se agora também junto da população mais velha.

De acordo com os números apresentados nesta assembleia geral – que elegeu Gonçalo Velho, administrador do Grupo SIMAB, como presidente da Direção da Associação 5 ao Dia – durante o ano de 2018 o programa abrangeu 6 171 crianças, com um enfoque especial em Lisboa e Braga.

Enquadrado na política de responsabilidade social dos mercados abastecedores geridos pela SIMAB e pelo privado Mercado Abastecedor do Porto, o Programa 5 ao Dia desenvolve-se, na sua grande parte, no exterior destas plataformas agroalimentares, componente que envolveu 5 850 crianças.

2019-07-29T12:05:59+00:00