Rondas de negócios no Uruguai: SIMAB fomenta Comércio Internacional

A SIMAB acaba de participar nas “rondas de negócios” promovidas pela Federação Latino-Americana de Mercados Abastecedores (FLAMA), estrutura associativa internacional de que é Membro Observador. A iniciativa –em Montevideo, Uruguai, em que a SIMAB se fez representar pelo CEO, Rui Paulo Figueiredo – juntou responsáveis de 14 países da América Latina e cerca de sete dezenas de operadores e grandes clientes dos mercados grossistas da região. A circunstância foi aproveitada pelo líder do Grupo SIMAB para estabelecer acordos com estruturas associativas empresariais da Argentina e do Uruguai.

Destacam-se, assim, os memorandos de entendimento estabelecidos com a Cámara Argentina de la Actividad Frutihortícola (CAAF) e com a Unidad Alimentaria de Montevideo (UAM), subscritos, respetivamente, por Raul Giboudot e Josè Saavedra.

Substancialmente, estes acordos – que comungam o objetivo de promover o potencial de negócios existentes na Europa, na Ásia e na América Latina – inscrevem entre os propósitos o estabelecimento de programas de intercâmbio comercial entre as partes e, muito particularmente, a instalação de lojas de negócios (“salidas comerciales”) para promover os produtos hortofrutícolas da Argentina e do Uruguai em Portugal e de Portugal nesses países.

Intervindo para a agradecer o acolhimento e a colaboração que então lhe foi dispensada, designadamente na expansão deste projeto de fomento do comércio internacional através da promoção dos produtos de cada país nos principais mercados mundiais, Rui Paulo Figueiredo – que neste concreto registou a colaboração mais direta da diretora comercial do Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL), Teresa Pereira,  que participou nas “rondas de negócios” — sublinhou «o trabalho que a FLAMA está a fazer com todas as suas organizações locais, em cada um dos países», considerando-o «muito importante para os mercados abastecedores e para a União Mundial de Mercados (WUWM).

Entre as entidades participantes nestas “rondas de negócios” destacam-se a Abracem, Ceasas, Ceagesp, Lavalledor, Connaca, Corabastos, Emmsa, Santo Domingo, Mercado Modelo, UAM e Unidade Agroalimentaria de Montevideo.

Refira-se que a SIMAB e a Federação Latino-Americana de Mercados Abastecedores (FLAMA) constituíram recentemente uma plataforma institucional que se propõe promover entre si o intercâmbio de informação, de experiências e das melhores práticas na gestão de mercados, ao mesmo tempo que pretende fomentar o intercâmbio tecnológico e comercial para criação de novas oportunidades de negócio.

No âmbito desse acordo, propõem-se cooperar igualmente no desenvolvimento e crescimento do comércio internacional entre os países da América Latina e Portugal, «em particular entre os operadores instalados nos respetivos mercados abastecedores, mas igualmente no que se refere ao comércio eletrónico e à possível instalação de espaços comerciais de uns países nos mercados abastecedores de outros países».

A “SIMAB, SA”, que gere a rede pública de mercados abastecedores em Portugal, tornou-se, neste contexto, Membros Observadores da Federação Latino-Americana de Mercados Abastecedores (FLAMA).

2018-12-17T14:38:02+00:00