Milagre da Fruta no programa “5 ao Dia”

O “Milagre da Fruta”, atribuído a São Geraldo, que os católicos veneram a 5 de dezembro e que a cidade de Braga tem como padroeiro religioso, marcou mais uma sessão, a 11.ª, do Programa “5 ao Dia” promovida junto do Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB). Assim, quarta-feira (28), aos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo das Escolas de Crespos, Pousada e da Presa, foi apresentada, como enquadramento para os objetivos do Programa, a biografia de São Geraldo, marcada por aquele “milagre”.

De acordo com a lenda, São Geraldo, em visita a longínquas igrejas da sua tutela, achou-se cansado e doente, tendo pedido fruta suculenta que lhe desse força e lhe tirasse a sede. Sendo o tempo frio, com as árvores despidas de fruta, deram-lhe conta da impossibilidade de satisfazer tal vontade. Respondendo, contudo, à insistência do prelado, aperceberam-se então de que todas as árvores se apresentavam carregadas dos respetivos espécimes.

Foi neste contexto, que os monitores do Programa “5 ao Dia” procuraram sensibilizar as crianças para a importância do consumo de hortofrutícolas no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada.

Os participantes foram desafiados, desta forma, a assumirem estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, que compreendam o consumo diário de cinco porções de fruta e hortícolas.

As quatro atividades que constituem a matriz-base do programa – “preparação de uma salada de fruta”, “sementeira de uma leguminosa”, “visualização da história “O Reino Laranja”, e “visita ao Mercado Abastecedor” – foram enriquecidas com dinâmicas de entretenimento e conhecimento alusivas ao tema.

No final da sessão, foi distribuída a cada criança uma brochura com a hagiografia de São Geraldo, onde se integra o milagre atribuído a este arcebispo de Braga, material que, em ambiente escolar e familiar, possa suscitar a discussão.

Os operadores do MARB “Nfrutas e Legumes, L.da”, “ABF – Comércio de Frutas, L.da”, “Frutas São Bento”, “Frutas Queirós & Filhos, L.da”, “Celestino Cabreira & Filhos, L.da” e “Simões, L.da” juntaram-se a esta comemoração do Dia de São Geraldo, patrocinando a fruta para realização de uma salada, distribuída às crianças.

O Programa “5 ao Dia” é desenvolvido nos diversos mercados abastecedores do país, sendo que na Região Norte é assumido pelo MARB, sob coordenação da Associação “5 ao Dia” e com a colaboração da Câmara Municipal de Braga.

2018-12-17T14:09:41+00:00