Academia ministra formação a gestores de Mercados de Lisboa

A “Academia SIMAB”, área de formação do Grupo SIMAB, iniciou em finais de novembro, no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa, um curso de Gestão de Mercados Retalhistas, que, dirigido a gestores dos Mercados de Lisboa, se prolonga até finais de março de 2019, com cerca de 120 horas em três dezenas de sessões.

Distribuído por sete módulos, propõe-se ministrar competências nas diferentes áreas de gestão dos mercados municipais, designadamente na área operacional, segurança alimentar, marketing e comunicação, estratégia e gestão de recursos humanos, bem como planeamento económico e decisões financeiras estratégicas.

Nesta primeira sessão participaram 13 formandos, representantes de 11 juntas de freguesia com mercados municipais na cidade de Lisboa (Ajuda, Alvalade, Alcântara, Arroios, Avenidas Novas, Benfica, Carnide, Lumiar, Misericórdia, Olivais e Penha de França), além de representantes da Associação Comercial de Lisboa e da Agrobio.

O curso é ministrado pelos formadores internos da “Academia SIMAB” – substancialmente técnicos superiores do Grupo –, tendo Sílvia Mendes, da “SGS Formação”, como diretora-pedagógica. Aos formadores internos juntam-se dois técnicos da Câmara Municipal de Lisboa e outros mais de entidades convidadas.

Os formandos deste primeiro grupo foram indicados pelas respetivas autarquias, que assim expressaram a vontade de habilitar as equipas de gestão dos mercados municipais com conhecimento e competências acrescidas para o melhor desempenho.

O curso, resultante de uma parceria entre a “Academia SIMAB” e a Câmara Municipal de Lisboa, compreende sessões às terças e quintas-feiras, entre as 09h00 e as 12h30, e visitas técnicas, entre elas ao Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).

José António Rousseau, primeiro convidado

Entretanto, foi de “merchandising no ponto de venda” que José António Rousseau, especialista reconhecido na área, falou aos formandos deste curso durante uma sessão matinal. Convidado especial da “Academia SIMAB” na circunstância, Rousseau é uma referência na área da Distribuição, com significativa bibliografia sobre o tema, por exemplo “O ADN da Distribuição”, em que apresenta «uma interessante perspetiva sobre um conjunto de temas críticos relacionados com a atividade dos distribuidores que contribuem decisivamente para o sucesso ou o insucesso da atividade».

2018-12-17T14:29:31+00:00