MARB sensibiliza crianças para pequeno-almoço com fruta

Mais de meia centena de alunos participou na quinta sessão do ano letivo 2018/19 do programa ‘5 ao Dia’ do Mercado Abastecedor da Região de Braga, desta vez dedicada aos benefícios de um pequeno-almoço completo. Os alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB São Frutuoso foram acompanhados pelas professoras Sandra Amaral, Conceição Sérvio e Maria José Vilaça.

Nesta sessão, foi dado especial destaque à recomendação da Direcção-Geral da Saúde para as vantagens de um pequeno-almoço completo, uma vez que melhora a capacidade de concentração, memorização e de raciocínio contribuindo assim para que as crianças tenham um melhor aproveitamento escolar.

A nutricionista Analisa Neto informou as crianças que os seus pequenos-almoços devem incluir sempre fruta fresca — de preferência da época ou sumo de fruta natural sem adição de açúcar; laticínios — opção pelo leite, iogurte ou queijo; e cereais pouco açucarados ou pão.

Foi destacado ainda que um pequeno-almoço completo contribui para um peso equilibrado, estável e saudável, sendo que fornece também, através do leite e derivados, proteínas essenciais para a construção e manutenção dos músculos.

“Um pequeno-almoço rico em fruta é essencial para fornecer substâncias protetoras auxiliando assim na prevenção de doenças, para além de abastecer o corpo de mais energia de qualidade”.

Aos alunos foi ainda explicado que “um pequeno-almoço em casa pressupõe uma menor ingestão de açúcares e facilita a lavagem dos dentes, sendo que, do ponto de vista do orçamento mensal familiar, tem um impacto que deve ser tomado em consideração pelas famílias”.

No final da sessão, foi distribuído pelas crianças o folheto da Direção Geral de Saúde com o lema ‘Vantagens de um Pequeno-Almoço Completo no teu Dia’, como forma de reforço dos conselhos dados pela nutricionista, bem como para transportar para o contexto familiar estas recomendações tão essenciais a um crescimento saudável das crianças.

O programa ‘5 ao Dia’, cujo objetivo é a promoção do consumo de cinco porções de fruta e legumes junto de crianças em idade escolar, é uma iniciativa da responsabilidade da Associação ‘5 ao Dia’, sendo coordenado na região Norte pelo MARB e pela Câmara Municipal de Braga.

Conta ainda com a colaboração da DSRN – Direção de Serviços da Região do Norte, a DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARS Norte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na próxima quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de novembro, ocorrerão a 6ª e 7ª sessões, contando com a presença de uma centena de crianças da escola EB Ponte Pedrinha, do concelho de Braga, e da escola EB 2/3 de Amares. [www.correiodominho.pt].

2018-11-16T17:07:23+00:00