Importância da qualificação profissional revelada nos 25 anos do “IPTRANS”

O CEO do Grupo SIMAB aproveitou a sessão solene evocativa dos 25 anos do Instituto Profissional de Transportes (IPTrans), em Loures, para relevar a importância da qualificação profissional na área dos transportes e da logística como forma de diferenciação positiva do setor. Rui Paulo Figueiredo falava depois de ter subscrito um protocolo de colaboração com aquela escola profissional, ato integrado num programa comemorativo que registou a participação do Ministro da Educação e do Presidente da Câmara Municipal.

A importância de recursos humanos qualificados foi, aliás, a tónica das várias intervenções nesta sessão, que decorreu na Escola Profissional de Loures, e durante a qual o titular da pasta da Educação defendeu ser “importante que todos os alunos tenham contacto com as escolas profissionais das suas regiões”.

No âmbito do acordo de colaboração então estabelecido, a SIMAB compromete-se a apoiar o IPTrans, designadamente em matérias como o «encaminhamento de alunos para estágios curriculares», «visitas de estudo e aulas práticas», «identificação de formadores», e o «encaminhamento de adultos para RVCC e para formação profissional», este último «sem prejuízo dos seus próprios objetivos nesta matéria, nomeadamente no âmbito da Academia SIMAB».

Por parte do IPTrans, o instituto obriga-se, no âmbito do ensino e formação profissional de jovens, a trabalhar de forma sistemática com a SIMAB em matéria de encaminhamento dos seus alunos para estágios curriculares em todos os mercados abastecedores do Grupo (MARL, MARB, MARÉ e MARF) ou nas empresas aí instaladas.

Estes estágios implicam com os alunos dos cursos básicos de educação/formação de “Operador de Logística” e de “Operador de Informática” e dos cursos profissionais de “Técnico de Transportes”, “Técnico de Logística” e “Técnico de Informática de Gestão”.

No âmbito do RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), o IPTrans poderá sugerir para estágio nas empresas do Grupo SIMAB e nas dos seus clientes os alunos a frequentar os cursos de “Operador de Logística” e de “Técnico de Logística”.

O IPTrans – Instituto Profissional de Transportes é uma escola profissional sediada em Loures que surgiu a pensar na qualificação das pessoas para o setor dos transportes. Criado em 1993, tem procurado responder, ao longo dos anos, às necessidades da sua envolvente social e económica, oferecendo cursos noutras áreas que não apenas a dos transportes, de dupla certificação: escolar e profissional.

2018-11-16T17:09:39+00:00