Mercados junto do coração

A União Mundial de Mercados Abastecedores (WUWM) vai manter a expressão “Mercados: Perto do Coração” (“Close to Your Heart”) na campanha do próximo ano da sua iniciativa “Love Your Local Market” (Gosto do meu mercado”, na tradução para português). A decisão foi agora tomada durante uma reunião ordinária do respetivo comité executivo, que se realizou em Varsóvia, na Polónia, e que registou a participação da SIMAB.

De acordo com o comité, o “slogan” em causa obteve tão boa aceitação nas anteriores edições que deverá manter-se como expressão forte desta iniciativa anual, habitualmente realizada em maio, que pretende celebrar e dinamizar os mercados grossistas e retalhistas (de rua ou cobertos), concentrando-se na ideia de proximidade, de interação afetiva entre comerciantes e clientes, da comercialização de produtos tradicionais, assim fazendo jus ao próprio logotipo.

O comité executivo da “LYLM” (na sua expressão internacional) concordou também que a campanha de 2019 tenha a sua cerimónia de lançamento em Madrid, a 27 e 28 de abril, num dos mercados da Mercasa.

No “meeting” de Varsóvia, a que presidiu Jean-Paul Auguste (Groupe Geraud e WUWM Retail Chair), participaram, além da representante da SIMAB (Felisbela Esteves), os membros Geraldine Carter (NABMA, Reino Unido), Frank Willhausen (GFI, Alemanha), Michal Kostelecki (Associação Polaca de Mercados Abastecedores, Polónia), Christophe Gonzalez (Charve Group, Bélgica) e Konstandinos Kaiopoulos (Secretariado da WUWM).

O Grupo SIMAB – recorde-se – assumiu no início deste ano a coordenação nacional da campanha “Love Your Local Market” sob a designação nacional de “Gosto do Meu Mercado”, campanha lançada em 2014 pela “World Union of Wholesale Markets” (WUWM) e que envolveu mais de 3 000 mercados de 17 países no ano passado.

“Gosto do Meu Mercado” explora particularmente as potencialidades dos “media sociais”, criando redes que envolvam as comunidades em torno dos seus mercados de proximidade, tanto grossistas como retalhistas.

Procura, assim, levar os consumidores a envolverem-se com o mercado local, o que implica proatividade dos comerciantes, através de ofertas especiais, descontos, brindes, promoções específicas, tudo isto durante um período de tempo previamente definido, mas que, a nível mundial, tem particular expressão no mês de maio.

Todas as entidades e parceiros implicados no quotidiano do mercado são, assim, convidados a providenciar entretenimento/atividades especiais/animação durante esse período da campanha, reforçando dessa forma a atratividade do mercado.

2018-09-28T11:34:29+00:00