“5 ao dia” alcança 11 mil crianças

O Programa “5 ao Dia”, que dá cumprimento a políticas de responsabilidade social do Grupo SIMAB, alcançou na sua última edição (ano letivo passado) cerca de 11 mil crianças de todo o país, o que significa um aumento de 26 por cento relativamente à anterior.

De acordo com dados recolhidos pela Associação 5 ao Dia, o programa – que pretende sensibilizar para o consumo diário de cinco porções de fruta ou legumes como base de uma alimentação equilibrada e saudável – alcançou cerca de 6 mil crianças nas deslocações que promoveu aos quatro mercados abastecedores sob gestão da SIMAB e ao MAC/Coimbra.

Neste contexto, destaca-se particularmente o MARL (Lisboa), que recebeu 2 775 crianças vindas da comunidade escolar aderente ao programa, seguido do MARB (Braga), com 1 883; e do MARF (Faro), com 1 106. Seguem-se o MAC (Coimbra), com 225 crianças envolvidas, e o MARÉ, com 186.

A par das visitas programadas aos espaços da Associação 5 ao Dia em cada um dos mercados, o programa desenvolve-se também em iniciativas pontuais, junto de outras entidades, tendo alcançado em 2017 cerca de 4 770 crianças.

A Associação 5 ao Dia – que integra a Alianza Internacional de Associaciones Y Movimentos “5 al Día” (AIAM5), que reúne representantes de mais de 30 países de todo o mundo – reinicia nova campanha a 16 de outubro, precisamente no Dia Mundial da Alimentação.

No contexto da AIAM5, a Associação 5 ao Dia participa no seu encontro anual — Congresso Internacional de Frutas e Verduras –, evento em que especialistas reconhecidos abordam temas relacionados com o consumo de hortofrutícolas e com tendências globais de consumo, que este ano se realiza, a 9 e 10 de outubro, no México.

 

“Eporifrutas”, novo parceiro

 

Entretanto, a Associação 5 ao Dia acaba de subscrever um protocolo de colaboração com a empresa “Eporifrutas, SA”, que passa a ser, assim, o seu mais recente parceiro. Entre as obrigações decorrentes desta parceria, a empresa assume «a quotidiana promoção dos benefícios para a saúde do consumo de hortofrutícolas e a sua influência na melhoria dos hábitos alimentares da população portuguesa, melhorando a qualidade de vida das crianças, seniores e famílias em geral».

Instalada no Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL), a “Eporifrutas” passa a exibir nos seus produtos o logo do programa como símbolo de «cuidadosa seleção e qualidade, capaz de potenciar o consumo de hortofrutícolas frescos».

A “Eporifrutas, SA” dedica-se à comercialização de frutas e legumes no mercado nacional e internacional, assumindo «a preocupação de assegurar bons produtos para assim contribuir para a qualidade de vida dos seus consumidores».

À assinatura do protocolo associou-se a SIMAB, entidade que preside estatutariamente à Associação 5 ao Dia, cabendo-lhe a gestão da rede pública de mercados grossistas, que – conforme referido — tem no “Programa 5 ao Dia” uma das mais proeminentes manifestações da sua política de responsabilidade social.

A empresa predispõe-se igualmente a acolher nas suas instalações algumas das atividades integradas na promoção do programa junto da comunidade escolar, designadamente as que decorrem de visitas às unidades comerciais do Mercado Abastecedor de Lisboa.

Além da “Eporifrutas, SA”, são parceiros institucionais a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas e  entidades como as câmaras municipais de Évora, Faro, Olhão, Loulé, São Brás de Alportel, Loures, Alvito, Montijo e Braga; as administrações regionais de saúde do Alentejo, Centro e Norte; as direções regionais de educação do Alentejo, Centro e Norte; a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte; as universidades de Évora (ICAAM), do Minho (EP) e do Algarve; o Instituto Piaget – Almada; a Escola Superior Agrária de Coimbra; a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; a Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Centro; a Escola Superior de Saúde do Algarve; e a marca “Nutri Ventures”.

A par dos mercados abastecedores geridos pela SIMAB (Lisboa, Braga, Évora e Faro), são associados desta entidade o Mercado Abastecedor da Região de Coimbra; Vitacress – Comercialização de Produtos Hortícolas, SA; Horta Caramela; Rijk Zwaan; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Junta de Freguesia da Penha de França; LIDL; e Lyocandy.

A Associação 5 ao Dia tem “online” o sítio www.5aodia.pt, onde pode ser colhida mais informação sobre a sua atividade.

2018-09-28T11:38:32+00:00