AICEP facilita internacionalização digital

Chama-se Exportar Online e é o novo programa da agência pública para as empresas, abrangendo serviços para a internacionalização digital, incluindo informação, capacitação, consultoria e acesso a financiamento.

Aumentar as exportações e o número de empresas que utilizam o comércio eletrónico (e-commerce) como ferramenta de internacionalização, promover o conhecimento sobre estas plataformas digitais e a visibilidade da oferta portuguesa nos canais online.

Estes são os grandes objetivos do programa Exportar Online, apresentado recentemente em Matosinhos. João Dias, administrador executivo da AICEP, citado pelo Jornal “Negócios”, os novos serviços da Agência para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas nesta área do e-commerce passam, desde logo, por disponibilizar informação detalhada sobre os principais mercados consumidores de um conjunto de produtos e serviços no online, incluindo regulamentar.

Capacitar as empresas para enfrentarem este desafio é outra abordagem, mais prática, que prevê “workshops” e cursos avançados sobre temáticas relevantes, desde a escolha do “marketplace” mais adequado ao negócio – uma espécie de feira virtual, sendo a Amazon, eBay ou Alibaba, as mais conhecidas – até aos desafios nos pagamentos e logística.

A AICEP promete ainda consultoria customizada às empresas, com diagnóstico sobre o grau de maturidade, desenho dos passos para a internacionalização digital, acompanhamento da execução e eventuais ajustes nesse plano.

2018-06-06T11:47:38+00:00