Mercados Abastecedores reforçam solidez

O Grupo SIMAB – que gere os Mercados Abastecedores de Lisboa, Braga, Évora e Faro – reforçou a sua rentabilidade operacional e a solidez da sua estrutura financeira durante os últimos 18 meses. Este é o balanço feito pelo CEO do Grupo, Rui Paulo Figueiredo, que sublinha «a gestão rigorosa dos gastos operacionais, em conjugação com a dinâmica promocional e comercial introduzida» durante este período de mandato «exigente e desafiante». Foi este exercício – diz – que permitiu aumentar as taxas de ocupação dos mercados abastecedores e potenciar as oportunidades e vantagens proporcionadas pela recuperação da economia.

Num período caracterizado pelo «maior volume de investimento jamais realizado desde a entrada em funcionamento dos Mercados Abastecedores», que totalizou 3,7 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões relativos à construção de um novo edifício, o Grupo SIMAB «reforçou a solidez do Balanço, tendo a dívida bancária reduzido em 12,5 milhões de euros, cerca de 19% face a 2015, dos quais 3,7 milhões relativos à redução da exposição à banca comercial».

O bom desempenho das vendas, traduzido num aumento do volume de negócios de 6,6%, reflete, em grande parte, o retorno do investimento na atratividade e promoção da oferta comercial dos Mercados Abastecedores e dos serviços prestados pela SIMAB, bem como um posicionamento mais próximo junto dos seus potenciais clientes e dos clientes dos seus clientes.

Numa base comparável – diz Rui Paulo Figueiredo – o Grupo SIMAB estima encerrar o exercício de 2017 com um crescimento do EBITDA de 12% face a 2015, que se situa nos 11,6 milhões de euros.

A par dos resultados financeiros, foi elaborado igualmente um Plano Estratégico para os anos 2017-2021, «documento que nunca o Grupo SIMAB tinha produzido e que traça os caminhos do futuro»; foi também modernizada a identidade das várias empresas e reiniciou-se ainda a prestação de serviços por parte do Grupo, isto a par da «aposta na promoção progressiva da diversificação de receitas e da aposta estratégica na criação de valor para o país e para as regiões onde o Grupo SIMAB está inserido».

Depois de 18 meses de desempenho sólido – conclui Rui Paulo Figueiredo – reafirma-se a confiança na capacidade de crescimento dos negócios em 2018, assim como o compromisso com uma estratégia de crescimento que conjuga as medidas necessárias ao reforço das vendas no curto prazo com investimentos em ativos fixos que garantam a solidez dos negócios no médio-longo prazo e a redução sustentada da dívida.

2018-02-19T17:20:23+00:00